Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Hemipogon abietoides E.Fourn. CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 16-02-2012

Criterio: B2ab(iii)

Avaliador: Arthur Sérgio Mouço Valente

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Espécie herbácea a arbustiva, raramente coletada, é encontrada nos Campos Rupestres do Estado de Minas Gerais. Tem distribuição restrita e está sujeita a apenas uma situação de ameaça, em pequena porção a oeste da Serra do Cipó, próxima à cota de 1250 m altitude. A AOO é de 8 km². A espécie ficou 175 anos sem coletas botânicas, mas foi registrada em 2007 e 2008. É ameaçada pela perda da qualidade do habitat em consequência do aumento da frequência e magnitude de incêndios na Serra do Cipó, favorecidos pelas alterações no uso do solo no em torno da serra, como silvicultura, mineração e manejo de pastagens.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Hemipogon abietoides E.Fourn.;

Família: Apocynaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Erva com até 20 cm de altura. Folhas aciculares, patente-recurvadas, dispostas espiraladamente. Flores rosadas, urceoladas, com lacínios retorcidos (Rapini et al., 2001).

Distribuição

Minas Gerais (Koch; Rapini, 2011). Restrita a pequena parte a oeste da Serra do Cipó, na Cadeia do Espinhaço de Minas Gerais (Rapini et al., 2010). Planta rara (Rapini et al., 2009). Conhecida apenas pelo material-tipo, coletado por Riedel em 1825 (1824 in sched.) e referido para Serra da Lapa, foi novamente encontrada, na serra cortada pela antiga estrada que ligava Santana do Riacho a Congonhas do Norte (Rapini et al., 2001).

Ecologia

Erva com até 20 cm de altura (Rapini et al., 2009). Floração em janeiro (Rapini et al., 2010)

Ameaças

1.4.3 Tourism/recreation
Severidade medium
Detalhes Por sua expressiva beleza cênica e atrativosnaturais, a região da Cadeia do Espinhaço vêm se constituindo num alvo demudanças socioespaciais ocasionadas pelo afluxo cada vez maior de visitantes eturistas, além da crescente ocupação caracterizada pelas segundas residênciasde lazer. Tal fluxo turístico e ocupação exógena adquiriu expressão a partir dofinal dos anos sessenta e vem aumentando significativamente nos dias atuais(Oliveira, 2002).

1.4.2 Human settlement
Severidade high
Detalhes A grande quantidade deáreas pouco alteradas ao longo de todo o corredor da Cadeia do Espinhaço e orecente reconhecimento de sua importância com a criação da Reserva da Biosferado Espinhaço apontam para a necessidade de se atuar com rigor na ordenação daocupação do solo em todo este corredor, sobretudo controlando a especulaçãoimobiliária e o turismo desordenado e o desmatamento para carvoaria e, emcertas áreas, a mineração (Madeira; Ribeiro, 2009).

Ações de conservação

1.2.2.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A Lista vermelha da flora de Minas Gerais considera a espécie provavelmente "Extinta" (EX) (COPAM-MG, 1997).

Referências

- KOCH, I.; RAPINI, A. Apocynaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2011/FB004614>.

- RAPINI, A.; SILVA, R.F. DE S.; SAMPAIO, L.N.P.GIULIETTI, A. M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M. J. G. DE; QUEIROZ, L. P. DE; SILVA, J. M. C. DA. Apocynaceae. Belo Horizonte, MG: Conservaçao Internacional; Univesidade Estadual de Feira de Santana, 2009.

- RAPINI, A.; MELLO-SILVA, R.; KAWASAKI, M. L. ASCLEPIADOIDEAE (APOCYNACEAE) DA CADEIA DO ESPINHAÇO DE MINAS GERAIS, BRASIL. Boletim de Botânica da Universidade de São Paulo, v. 19, p. 55-169, 2001.

- RAPINI, A.; RIBEIRO, P. L.; SOARES E SILVA, U. C. Hemipogon abietoides Apocynaceae-Asclepiadoideae. Curtis's Botanical Magazine, v. 27, n. 1, p. 23-35, 2010.

- MADEIRA, J. A.; RIBEIRO, K. T. PLANO DE MANEJO DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DO CIPÓ E ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL MORRO DA PEDREIRA, Brasília, DF, p.1-92, 2009.

- OLIVEIRA, H.G. Construindo com a paisagem: um projeto para a Serra do Cipó. In: MURTA, S.M.; ALBANO, C. Interpretar o patrimônio: um exercício do olhar. Belo Horizonte, MG: UFMG; Território Brasilis, p.225-237, 2002.

- CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, MINAS GERAIS. Deliberação COPAM n. 85, de 21 de outubro de 1997. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Diário do Executivo, Belo Horizonte, MG, 30 out. 1997, 1997.

Como citar

CNCFlora. Hemipogon abietoides in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Hemipogon abietoides>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 16/02/2012 - 19:46:20